Entre em contato (11) 4741-8444 / (11) 4741-8443 / (11) 99025-7457 Blog de notícias

Estacas

Gostou? compartilhe!

Os primeiros passos de uma obra segura, as melhores soluções em ESTACAS.

O Melhor custo de deslocamento em São Paulo e manutenção própria, além de todas as soluções para a construção civil em estacas e fundações, fazem da Engecon referência do segmento no Brasil.

Conheça todos os produtos da Engecon Fundações Garantia de qualidade do grupo Engecon:

O que são as estacas de fundação?

As estacas são elementos de fundação profunda executadas por equipamentos e ferramentas, podendo serem cravadas ou perfuradas, caracterizadas por grandes comprimentos e seções transversais pequenas. As estacas podem ser feitas de madeira, aço, concreto pré moldado, concreto moldado in situ ou mistos.

A escolha do tipo de estacas no projeto será aquela que vai suportar as cargas recebidas de acordo com a segurança, tipo de solo que será aplicada e também com a preocupação com as edificações vizinhas.

Sobre Fundações:

O que são Fundações?

As fundações servem para transmitir as cargas de uma edificação, para as camadas do solo sem provocar ruptura do terreno. A escolha é feita em função da intensidade da carga e da profundidade da camada resistente do solo. Com essas duas informações, pode-se escolher a opção que for mais barata, mais rápida e que atenda as normas de segurança.

Existem dois tipos de fundações, as superficiais e as profundas.

As Fundações Superficiais são elementos em que a fundação transmite a carga ao terreno pelas pressões distribuídas sob a base da fundação. Geralmente essas fundações são feitas com pequenas escavações no solo, sendo que não precisa de tantos equipamentos para a execução.Alguns tipos de fundações superficiais são:

Sapatas

São elementos de fundação com base em uma planta geralmente quadrada, retangular ou trapezoidal.

Sua característica é de trabalhar à flexão por serem executadas em concreto armado.

Blocos de fundação

São usados geralmente em planta quadrada ou retangular e, em elevação assumem a forma de bloco escalonado, pedestal ou de um tronco de cone. A sua característica é de trabalharem à compressão, pois não é necessário o emprego de armadura, os blocos de fundação são dimensionados para que as tensões de trações atuantes sejam resistidas pelo concreto.

Radiers

Essa fundação superficial, recebe toda a carga da edificação e distribui no terreno. Como se fosse uma placa que abrange toda a área da construção. Neste caso, todos os pilares da estrutura transmitem as cargas ao solo, através de uma única sapata.

As Fundações Profundas transmitem a carga ao terreno pela base (resistência de ponta), por sua superfície lateral (resistência de fuste) ou por uma combinação das duas.

São utilizadas geralmente em projetos grandes que precisam transmitir maiores cargas ao terreno e quando as camadas superficiais do solo são fracas.

Alguns tipos de fundações profundas:

Tubulões

São fundações cilíndricas de base alargada, ou não que podem ser executados a céu aberto ou sob ar comprimido (pneumático), e com ou sem revestimento podendo ser de aço ou concreto. Para finalizar é necessário a descida de um operário para completar a geometria e/ou fazer a limpeza da base. Deve-se evitar bases com alturas superiores a 2m de acordo com a NBR 6122/1996.

Caixões

São fundações profundas de forma prismática, concretado na superfície e instalado por escavação interna.