Entre em contato (11) 4741-8444 / (11) 4741-8443 Blog de notícias

Estacas perfil metálico

Estacas perfil metálico

Estacas metálicas são constituídas por peças de aço soldado, com perfis de secção I e H. Os trilhos geralmente são reaproveitados após sua remoção de linhas férreas, quando já desgastados.

As estacas metálicas são soluções econômicas para diversas situações, atendendo várias fases de construção da obra e permitindo uma fácil cravação com baixa vibração. Também são adaptáveis para terrenos resistentes, eliminando o risco de levantamento de estacas vizinhas e não oferecem problemas na sua manipulação, transporte, emenda ou cortes.

Visando o desgaste natural proveniente de corrosões, a NBR 6122 exige que estacas metálicas enterradas tenham uma espessura adicional de 1,5 mm em toda a sua superfície que esteja em contato com o solo.

As estacas metálicas estão na categoria das estacas de deslocamento, por sua introdução no terreno através de um processo que não promova a retirada de solo. Produzidas industrialmente, são peças de aço laminado ou soldado, chapas dobradas de seção circular (tubos), quadrada e retangular, bem como os trilhos. Tanto os perfis quanto os trilhos, podem ser empregados como estacas em sua forma simples ou como composição paralela.

As áreas são muito utilizadas nos reforços de fundações de estruturas existentes, por atingir profundidades elevadas, cravando-se pequenos pedaços de trilhos simples ou compostos e emendados de topo por solda.

A Estaca metálica tem ganhado grandes avanço, até pouco tempo atrás eram tidas apenas como soluções alternativas para poucos casos, um exemplo em estruturas de contenções. Por este motivo, faltava perfis adequados no mercado para a utilização em fundações (como alternativo era utilizado: trilhos soldados, tubos metálicos, perfis laminados e perfis soldados). Mas hoje já existem perfis do mesmo grupo, com a mesma altura e dimensões iguais, permitindo a criação das estacas metálicas de seção transversal decrescente com a profundidade.

O uso dessas estacas tem ganhando um pouco o mercado, mas ainda falta algumas pesquisas direcionadas a este tipo de fundação. Em alguns lugares, por ser difícil encontrar a matéria prima, o seu uso não é comum. As vantagens na utilização e abrangência da possibilidade de seu uso é grande, mas seu uso sofre certo tabu.

Vantagens

  • Substituem com muita vantagem as gaiolas de armação por uma peça estrutural de aço, diminuindo a mão de obra e a agiliza os serviços.
  • Sem vibrações quando se implantam os perfis pelas técnicas modernas.
  • Consegue cravar em solos de difícil transposição, sem o levantamento de estacas vizinhas e sem perdas de estacas quebradas.
  • Resistente a esforços de tração, na mesma grandeza de cargas de compressão e de flexão.
  • Trabalham também cargas horizontais e cargas combinadas.
  • Possibilita o tratamento para reduzir o efeito do “atrito negativo”.
  • Facilidade de manuseio e armazenamento devido menos peso e volume das peças.
  • Redução das perdas devido à inexistência de quebras.
  • Facilidade de emenda (através da solda nos topos) e corte.
  • Podem ser reaproveitadas (possibilita utilização em estruturas temporárias).

Quer saber maiores informações sobre esse serviço?

Faça já seu orçamento detalhado com a Engecon Fundações. É fácil e muito rápido.


Outras Estacas