Entre em contato (11) 4741-8444 / (11) 4741-8443 / (11) 99025-7457 Blog de notícias

Estacas raiz

Estacas raiz

As Estacas Raiz são injetadas localmente com ar comprimido em moldagens e no topo do fuste durante a remoção do revestimento. São usadas pressões baixas, inferiores a 0,5 Mpa, para garantir a integridade da estaca raiz. Há três diferenciais das estacas injetadas em relação às demais:

  • Podem ser executadas com maiores inclinações (0 a 90°);
  • Oferecem densidade de armadura superior à das estacas de concreto armado, já que são capazes de perfurar mais profundamente em terrenos de alta resistência (inclusive rochas), resultando em maior nível de carga transmitida ao solo por atrito lateral;
  • Podem ser usadas com a mesma carga de trabalho à tração e à compressão, desde que o fuste seja convenientemente armado, já que sua carga admissível resulta fundamentalmente da parcela de atrito lateral.

A execução de uma estaca raiz compreende fundamentalmente quatro fases consecutivas:

  • Perfuração auxiliada por circulação de água;
  • Instalação da armadura;
  • Preenchimento com argamassa;
  • Remoção do revestimento e aplicação de golpes de ar comprimido.

Indicada para qualquer tipo de terreno, é especialmente empregada em solos rochosos e em lugares de difícil acesso a equipamentos de maior porte, como bate-estacas e perfuratrizes para hélice contínua. Com o avanço tecnológico, é possível projetar estacas com capacidade de carga à compressão de até 200 tf, dependendo do diâmetro final. Pode ser executado na vertical ou em posição inclinada, e permite alcançar profundidades de até 60 m.

Sua característica principal é o alto atrito desenvolvido, mediante aplicação de carga e pela versatilidade dos equipamentos utilizados, por ser de pequeno porte, consegue acessar qualquer área. Por não ter vibrações e descompressão do terreno, ela garante a integridade das edificações sensíveis.

Suas peças mecânicas possuem detalhes particulares para prender o elemento tracionado por exemplo: porcas, clavetes, botões ou cunhas. Assim, o processo desta estaca não causa vibrações, o que permite empregá-la em qualquer situação de obra industrial. Quando há necessidade de atravessar matacões, blocos de concreto ou embuti-las em rocha, a perfuração é complementada com uso de martelo hidráulico, até atingir a profundidade desejada.

Geralmente, o bulbo de ancoragem é constituído por calda de cimento que adere ao aço e ao solo. No trecho livre, o aço deve estar livre de cimento, ou seja, não deve haver aderência do aço à calda por isso a prática usual de revestir o aço com material que o isole da calda, tal como graxa, tubo ou mangueira de plástico, bandagem de material ou mangueira de plástico, bandagem de material flexível pedido pelas normas.

Vantagens

  • Possibilidade de execução em áreas de espaço limitado
  • Equipamentos de pequeno e médio porte
  • Sem vibração e descompressão do terreno
  • Utilizada para qualquer tipo de terreno

Alguns passos para colocar a Estaca Raiz:

1. Posicionamento da perfuratriz

Antes da perfuração, é importante que o tubo metálico esteja com o ângulo de inclinação correto e o terreno anivelado para começar a perfuração.

2. Perfuração

O equipamento injeta água com golpes de baixa pressão, ao mesmo tempo em que coloca o tubo metálico de modo rotativo, ele perfura até a profundidade desejada. Um cuidado importante é verificar o material que sai pelo tubo e se é o mesmo tipo de solo indicado nas sondagens.

3. Limpeza

São injetados golpes de água dentro da estaca, para fazer a limpeza do tubo sem avançar a perfuração.

4. Armadura

É o diâmetro de cada estaca que determina a quantidade de armadura a ser empregada nos fustes, para que os estribos permaneçam na posição correta durante a concretagem. Para isso, utilizam-se espaçadores plásticos ou em argamassa espaçados para manter a estrutura centralizada.

5. Concretagem

Ela acontece de baixo para cima até que a argamassa extravase pela boca do furo, o macaco hidráulico é programado para que a retirada dos tubos metálicos não seja rápida, para não comprometer a distribuição da massa.


Quer saber maiores informações sobre esse serviço?

Faça já seu orçamento detalhado com a Engecon Fundações. É fácil e muito rápido.


Outras Estacas