Gostou? compartilhe!

O engenheiro civil atua com os projetos, no gerenciamento e execução de obras, em suas diferentes etapas e detalhes, assim como na construção e reforma de estruturas como edifícios, casas, estradas, rodovias, pontes e barragens e até mesmo das redes elétricas, hidráulicas e de saneamento.
Cabe ao engenheiro civil a projeção das fundações necessárias na construção, além da seleção dos materiais, projeção de prazos, cuidado com a segurança e qualidade das obras e emissão de laudos técnicos.
Em especial nas construções de edifícios, as atividades do engenheiro civil e do arquiteto são complementares. Enquanto o arquiteto atua principalmente na fase de concepção do projeto, preocupado com a estética e a distribuição de espaço, o engenheiro atua no cálculo da estrutura e no controle da tecnologia dos materiais utilizados.
Campos de Atuação
Construção Civil: construções em geral, casas, edifícios, obras industriais e construção pesada, desenvolvimento de tecnologias de materiais de construção, desenvolvimento de equipamentos para a construção civil, gerenciamento e gestão de obras civis.
Estruturas: desenvolvimento de projetos de estruturas diversas aplicadas à construção civil em geral; projeto de estruturas de concreto armado e protendido; projeto de estruturas de aço e metálicas; projeto de estruturas de madeira.
Geotécnica: desenvolvimento de projetos e implantação de fundações e obras de terras para apoio de estruturas diversas aplicadas à construção civil em geral.
Recursos Hídricos e Saneamento: desenvolvimento de projetos e construção de obras de adutoras, regularização de rios e canais, drenagem urbana, estações de tratamento de água e de esgoto, emissários submarinos, obras portuárias, barragens de usinas hidrelétricas, gerenciamento de recursos hídricos.
Transportes: projeto e construção de rodovias, ferrovias, aeroportos, navegação fluvial e marítima, sistema metroviário, logística de transporte, economia de transporte.
Gostou? compartilhe!