Entre em contato (11) 4742-0222 Blog de notícias

Dicas para aumentar a segurança dos trabalhadores no canteiro de obras

Gostou? compartilhe!


Dicas para aumentar a segurança dos trabalhadores no canteiro de obras

A preocupação em garantir a segurança dos funcionários no canteiro de obras surge tanto pela necessidade de proporcionar um ambiente menos propenso a acidentes, quanto para realizar o cumprimento da legislação. No post de hoje, vamos te mostrar o passo a passo de como você pode aumentar a segurança no canteiro de obras, assegurando que os colaboradores atuem em um ambiente com menos risco de acidentes. Acompanhe:

# 1 - Faça planejamentos e análises                                                            

O planejamento de materiais, de layout do canteiro, de cronograma, de EPIs, entre outros, é fundamental na garantia da segurança nas obras. É por meio dele que as empresas conseguem avaliar os riscos, criar ações que ajudem a minimizar as ocorrências de acidentes e identificar a melhor forma para a execução das atividades. Para isso, cada obra deve passar primeiramente por um levantamento de riscos para que a construtora, em parceria com especialistas no assunto, possa traçar uma estratégia de prevenção mais adequada à realidade.

# 2 - Fornecimento de equipamentos de proteção                                 

A realização das atividades em canteiros de obras requer a utilização de certos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), como capacetes, botas, luvas e óculos. O primeiro passo para garantir a segurança da equipe de trabalhadores é fornecer os equipamentos adequados de acordo com cada atividade que será realizada. Além de fornecer os dispositivos adequados, é preciso exigir o seu uso e estar atento às trocas e manutenções.

# 3 - Treinamento, fiscalização e conscientização da equipe                           

O fornecimento de EPIs, por si só, não resolve a questão da segurança no canteiro de obras. Para isso, ele deve estar aliado ao treinamento e à conscientização da equipe a respeito da importância da utilização e o manuseio correto dos equipamentos e das ferramentas. Feito isso, o canteiro de obras deve ser sempre fiscalizado para estimular a adoção das práticas.

# 4 - Limpeza e organização                                                                          

Outro item bastante importante que deve ser abordado em campanhas e treinamentos é a limpeza e a organização do canteiro de obras. Ferramentas, tijolos, areia, tábuas, entulhos e outros objetos não podem ficar espalhados pelo chão. Sempre que necessário, esses materiais devem ser recolhidos para não obstruírem a passagem e evitar acidentes.

# 5 - Apoio de especialistas no assunto                                                       

Conte com técnicos de segurança de trabalho especializados em construção civil para desenvolver com excelência seu projeto de melhorar a segurança no canteiro de obras.

                                                                                                                   

Fonte: www.sienge.com.br


Gostou? compartilhe!