Entre em contato (11) 4741-8444 / (11) 4741-8443 / (11) 99025-7457 Blog de notícias

Estaca Escavada Mecanizada

Estaca Escavada Mecanizada

A estaca escavada mecanizada é um equipamento montado e acoplado sobre um chassi metálico. Sua versatilidade de locomoção permite a rápida execução de estacas com até 12 m de profundidade.

Este equipamento garante a ausência de vibrações e o alcance da profundidade desejada e determinada em projeto, desde que sejam perfurações acima do nível do lençol freático e de solos com coesão.

Tubulões a Céu Aberto

O tubulão a céu aberto é executado sem qualquer escoramento nas paredes do fuste. Porém, possui profundidade limitada ao nível da água ou de possíveis camadas de areia, que provocam desmoronamento.

Comumente, o fuste possui secção circular, com diâmetro mínimo de 70 cm, visando permitir a entrada e saída do operário. O tubulão possui base circular ou em forma de falsa elipse.

Tirantes Horizontais

O tirante é um elemento linear capaz de transmitir esforços de tração entre suas extremidades: a extremidade que fica fora do terreno é a cabeça e a extremidade que fica enterrada é conhecida por trecho ancorado, e designada por comprimento ou bulbo de ancoragem. O trecho que liga a cabeça ao bulbo é conhecido por trecho livre ou comprimento livre.

A função básica do tirante é transmitir um esforço externo de tração para o terreno, através do bulbo. Evidentemente o esforço externo é aplicado na cabeça e transferido para o bulbo através do trecho livre. A cabeça normalmente escora ou suporta uma estrutura e é em geral constituída por peças metálicas, que possuem detalhes particulares para prender o elemento tracionado, tais como porcas, clavetes, botões ou cunhas.

O uso de Estacas Escavadas é recomendado em obras que, o lençol freático não interfira no processo de execução das estacas. Para a execução dessas estacas é necessário exclusivamente, e que o projeto tenha sido liberado pelo engenheiro e a locação da obra pelo topógrafo para começar, então a cravação dela é fácil, rápida e ágil.

Essas estacas tem sido usadas com mais frequência por sua facilidade e rapidez de execução, e pela adaptabilidade à diversos tipos de terrenos. As estacas de grande diâmetro executadas por perfuração a rotação, podem ser feitas junto a construções existentes, devido à total ausência de vibração, podendo atingir profundidades de até 70 metros.

As Estacas Escavadas de grande diâmetro, podem ser executadas em presença de lâmina d’água, o que ocorre em obras marítimas e em construção de pontes.

A escavação mecânica e a concretagem submersa, são precedidas da cravação de camisa metálica pelo martelo vibratório. Quando necessário, serão montados em plataforma flutuante (barcaças de convés chato).

Caracterizam-se por serem moldadas no local após a escavação do solo, e são executadas através de torres metálicas, apoiadas em chassis metálicos ou acopladas a caminhões. São empregados guinchos, conjunto de tração e haste de perfuração hidráulica, constituídas de trados em sua extremidade, procedendo-se o avanço através de prolongamento telescópico.

Vantagens

  • Grande mobilidade e produção do equipamento.
  • Permitindo a amostragem do solo escavado, atingindo a profundidade determinada em projeto.
  • Ausência de vibração.

Quer saber maiores informações sobre esse serviço?

Faça já seu orçamento detalhado com a Engecon Fundações. É fácil e muito rápido.


Outras Estacas