Entre em contato (11) 4741-8444 / (11) 4741-8443 / (11) 99025-7457 Blog de notícias

Dicas para economizar água na obra

Gostou? compartilhe!


Dicas para economizar água na obra

Poucas coisas são tão fundamentais na hora de construir como a água. Mas seu baixo custo percentual no valor da construção e a falta de conscientização sobre o tema resultam no uso sem responsabilidade desse bem.

O conceito de sustentabilidade em construções é uma realidade nos dias atuais. Grandes eventos, como a Copa e as Olimpíadas, já disseminam seu ideal verde pelo mundo e certificados e selos ambientais agregam valor à obra.

Tudo para reduzir os seus impactos negativos no meio ambiente. Por isso, a redução e o uso de fontes de energia renovável, material reciclável, luz e ventilação naturais, cobertura verde e, claro, a economia de água na obra são tendências da construção civil. Nesse contexto, é preciso planejar e programar algumas práticas a fim de tornar a obra sustentável desde a sua concepção.

 

REAPROVEITAR A ÁGUA

O primeiro passo para alcançar a economia de água na obra é pensar na possibilidade de reutilização desse recurso para fins não-potáveis. Inicialmente, armazenar a água utilizada em alguns processos pode ser uma boa saída. Além disso, estocar água da chuva para posterior uso surge como uma alternativa bastante viável.

 

SUBSTITUIR FERRAMENTAS

A substituição de mangueiras por baldes também tende a diminuir o consumo de água na construção civil. Assim, utiliza-se determinada quantia para um processo, em detrimento ao uso contínuo na situação anterior. Essa dica é a prova de que em alguns casos, para atingir a economia de água na obra, não é preciso investir em soluções complexas.

 

OPTAR POR MATERIAIS INTELIGENTES

Também existem materiais de construção “inteligentes”, que dispensam o uso de água. É o caso de algumas argamassas, por exemplo, que não exigem sua adição em sua composição. Equipamentos em geral, inclusive quando alugados, tendem a baixar o consumo de recursos hídricos – desde que sejam modernos e estejam em boas condições para, então, garantir eficiência no uso da água.

O controle de desperdício na construção civil não é apenas sinônimo de preocupação ambiental, mas de produtividade, eficácia e economia para uma obra. Não só pensar nas dificuldades de uma obra verde, mas para o legado deixado ao meio ambiente. É assim que a modernização e os projetos de baixo impacto vão se tornar constantes na construção civil.

 

Fonte: www.blogdaobra.com.br


Gostou? compartilhe!