Entre em contato (11) 4742-0222 Blog de notícias

Fundação profunda

Gostou? compartilhe!


Fundação profunda

A fundação profunda é um tipo de fundação para construção civil que realiza o assentamento de estruturas de uma edificação. A escavação para introdução de estaca profunda destina-se principalmente aos empreendimentos de grande porte e apresenta um maior custo, porém é de grande confiabilidade.

A CARACTERÍSTICA DA FUNDAÇÃO PROFUNDA

A fundação profunda é o procedimento de construção civil que estabelecerá os alicerces de um assentamento para uma obra, geralmente de grande porte, que será construída posteriormente.  Esse procedimento concede resistências tanto pela base dos alicerces, denominada resistência de ponta, como pela superfície lateral, denominada resistência de fuste, ou através da combinação destes dois tipos de resistências.  

A profundidade do assentamento que deve ser alcançada para se realizar a fundação profunda deverá atingir uma medida superior ao dobro da menor dimensão do elemento de fundação, e é importante enfatizar que esse processo é regido por normas padronizadas específicas.  

A fundação profunda pode ser construída com estacas, tubulões e caixões.  As estacas de uma maneira simplificada são cilindros com pontas que serão cravadas nos furos feitos no terreno e podem ser de materiais como concreto e madeira. Os tubulões são como tubos de concreto, que ao serem cravados ao solo, poderão ter sua base aumentada com um operário descendo por dentro do tubulão para realizar a escavação do alargamento, que pode ocorrer a céu aberto ou a ar comprimido. Os caixões, por fim, são o tipo de fundação profunda que possuem um formato de prisma e são concretados na superfície do terreno, e sua instalação é através de escavação interna sendo utilizado ou não o ar comprimido, havendo a possibilidade de alargar ou não a base do caixão. 

A fundação profunda pode ser também utilizada em obras de menor porte, quando o solo superficial não possui propriedades de resistência necessárias, ou esta resistência poderá ser comprometida por processos de erosão ou execução de escavação futura nos arredores do local.

Equipe técnica em fundação profunda, departamento de manutenção, comercialização de equipamentos de substituição e frota para movimentação de estacas através de guindastes hidráulicos articulados são a estrutura da Engecon, que é uma fabricante e prestadora de serviços especializada em sondagens de reconhecimento de solo, estudos, gerenciamento e execução de fundações. Atendendo em todo o estado de São Paulo, empreendimentos civis desde residências até empreendimentos de grande porte como setor de construção civil, empresas petrolíferas, siderúrgicas, indústria de celulose e outras, essa empresa possui experiência de 35 anos, e executa procedimentos para fundação profunda com estacas como raiz, strauss, perfil metálica, hélice contínua monitorada, estaca escavada mecanizada e pré-moldada/ metálica. Realiza, por fim, ensaio de carregamento dinâmico e sondagens simples como reconhecimento de percussão e reconhecimento de torque.



Gostou? compartilhe!