Entre em contato (11) 4741-8444 / (11) 4741-8443 / (11) 99025-7457 Blog de notícias

Reciclagem no canteiro de obras: alternativa sustentável

Gostou? compartilhe!


Reciclagem no canteiro de obras: alternativa sustentável

A construção civil, como inúmeras outras atividades, é uma grande produtora de resíduos. É inevitável a produção de resíduos no canteiro de obras, mas ações mais conscientes vêm ganhando força e tornando as obras mais sustentáveis. É possível minimizar os impactos das obras com medidas simples, que agem não apenas em prol do meio ambiente, mas também da economia das construtoras. A reciclagem é uma alternativa para diminuir o impacto ambiental desses resíduos. A prática é vantajosa em vários aspectos: reduz as chances de deposição em locais clandestinos e contribui para aliviar a pressão sobre aterros de inertes, cada vez mais saturados. Com base nisso, o post de hoje te dará dicas de como ser mais consciente no uso de materiais e como alguns podem, inclusive, ser reutilizados.

Equipe de construção

Para garantir a maior eficiência no aproveitamento de determinados materiais, é importante que toda a equipe trabalhe de forma consciente acerca da reciclagem dos materiais. A remoção de construção antiga é um primeiro passo, que pode ser seguido pela segregação dos variados tipos de materiais encontrados nos canteiros de obras.

Separar metais, madeira, alvenaria e demais materiais torna muito mais fácil a reciclagem ou reutilização, destinando-os adequadamente ao lugar na qual serão aproveitados.

Triagem

Uma etapa fundamental quando se fala em gestão de resíduos da construção civil é a triagem. Para executá-la de forma eficiente, o canteiro deve contar com áreas destinadas à separação e acondicionamento dos diferentes materiais. E os trabalhadores devem ser treinados para colaborar no processo. Os cuidados visam assegurar a qualidade do resíduo que será enviado para reciclagem.

Opte pela desconstrução ao invés de demolição

A desconstrução é uma alternativa à demolição. Portas, janelas, ou blocos de parede podem ser removidos, preservando integralmente suas características para o reemprego em novos ambientes. Mesmo materiais que não mantiverem suas características originais plenamente podem ser adaptados e reutilizados, gerando valor ao que antes seria considerado lixo. Uma saída social para a redução de resíduos nos canteiros de obras é destinar os materiais a novas construções.

 

Fontes: www.obralimpa.com.br



Gostou? compartilhe!