Entre em contato (11) 4741-8444 / (11) 4741-8443 / (11) 99025-7457 Blog de notícias

Rejeitos podem ser transformados em produtos para construção

Gostou? compartilhe!


Rejeitos podem ser transformados em produtos para construção

"A gente trata o rejeito de duas formas diferentes. A primeira busca é utilizar o rejeito "in natura". A gente pega da mesma forma que está na barragem, dá uma desaguada nele (retira a água), e usa como matéria-prima como artefatos para a construção", afirma.
Além disso, o produto final poderia ser usado como adição a concretos, a argamassas e na fabricação de tijolos de concreto e utilizado na pavimentação de ruas e estradas.
A argila pode ser usada como pigmento para ser usado em cerâmicas. "E a areia é de ótima qualidade porque é lavada. E o minério de ferro é tão bom ou talvez até superior aos que são lavrados hoje, já que está lá nas barragens há 20 ou 30 anos, quando as lavras eram efetivamente de hematita e não de itabirito, como é hoje. Ou seja, são minérios mais ricos", complementa.

Entretanto, para que esses experimentos saiam do laboratório e tornem-se uma realidade em larga escala, o professor avalia que um fomento público na área de infraestrutura, voltado para a utilização desse material, poderia ser a solução.
Segundo Peixoto, empresas do setor da construção civil mostraram interesse no trabalho. Entretanto, o especialista afirma que nenhuma mineradora, até o momento, entrou em contato com o grupo.

"Ao contrário de que muita gente pensa, ou até especula, esses rejeitos não são tóxicos. Nós caracterizamos um conjunto de 12 barragens do Quadrilátero Ferrífero, e essas barragens contêm exclusivamente minério de ferro, areia e argila, mais nada", afirmou.


fonte: obra24horas.com.br


Gostou? compartilhe!